terça-feira, 24 de setembro de 2019

Balança



Balança é um signo duplo, o 2º nível do elemento Ar, regido por Vénus. Traduz a empatia emocional que nasce do prazer de relacionamento. 
Por ela se transcende a divisão entre o Eu e o outro, o peso de um Universo dividido. 
Em Balança surge a primeira emoção de Unidade a dois, única vibração que permite ao Eu solitário sair da sua prisão interior. 
É o Amor, estado superior de um lento processo evolutivo. O Amor nasce de um sentimento de identificação. 
É o encontro do ser consigo, com o que lhe falta de si, através do outro a quem ama.

Nesse sentido, Amar é descobrir no outro isso que em nós desconhecemos, o que não sabemos de nós próprios e que o Ser Amado pelo Amor nos revela. Como se através dele existíssemos mais, como se só então, pelo dinamismo do relacionamento, pudéssemos existir na totalidade.
O outro é o espelho, o pólo exterior da minha imagem interior, nele de completa e fecha o ciclo da minha identidade. Esta é a experiência do signo de Balança, o reencontro da unidade na dualidade, pelo prazer de Amar. 

Signo dual, aéreo, versátil, de complementaridade venusiana, a Balança activa sem reservas mentais qualquer diálogo que adquira uma tonalidade emotiva. Presente no diálogo, na palavra, Vénus em Balança ama sem possuir. Não discrimina, mas intui o que existe de idêntico em cada ser humano. Vive a emoção do amor pela troca de conhecimento. Em Balança, o amado aparece como pólo oposto e complementar, o que me faz conhecer inteiro, uno, total.

O Amor integra uma tensão de opostos. Transcende uma oposição, a confrontação de duas personalidades, daí uma alegria nasce, e com ela, o sentimento de plenitude inerente ao prazer de amar. Amar é ver, conhecer, valorizar. Ao valorizar há encontro de mim no outro, projecção amorosa. Só esta liberta o homem da dualidade, do conflito, da contradição. Amar é unir, refazer o mundo. Ordenar o caos aparente, transformar o caos em Cosmos. Apreender no efémero o que não pode morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário